Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: A via está localizada no trecho acima do Círculo Militar da Praia Vermelha (Clube), mais especificamente no ponto mais à esquerda da parede (à direita da "Ácido Ibotrêmico" e à esquerda da "Ácido Fosfórico"), onde a inclinação da pedra diminui bastante. A via acompanha sempre uma fissura fina, sem que seja necessário fazer lances em técnica de fissura para se se ultrapassar os lances. Originalmente conquistada com o uso de 2 Nuts e 3 pitons, que eventualmente podem - se não todas - algumas dessas proteções ser substituídas por micronuts de cabo. Posteriormente, foi batido um grampo de parada ao final da via, para facilitar o rapel.
Originalmente, a via foi nomeada de Fissura Ácido Pitonicotônico, como um trocadilho em alusão ao apelido dos conquistadores: "Tonny" e "Tonico". Entretanto, para facilitar a pronúncia e a escrita, a via acabou sendo batizada como "Ácido Pitônico".
Fonte: Centro Excursionista Petropolitano - relatório de conquista
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários